
Atualizado às 16h33
A Globo encerrou 2011 com uma redução de 1.2%, ou 0.2 décimos, em sua audiência na Grande São Paulo, onde cada ponto equivale a 58 mil domicílios, indo de 16.5 (2010) para 16.3 pontos (2011), das 7h à 0h. A queda, no entanto, não é suficiente para estreitar a vantagem da emissora sobre suas concorrentes.
A Record fechou o ano com 7.2 pontos, ou 2.7% a menos que em 2010 (7.4). A Band manteve os mesmos 2.5 do ano anterior. A RedeTV oscilou para baixo (1.5 para 1.4 ponto) e o SBT foi a única emissora a crescer, de 5.4 (2010) para 5.7 pontos no ano passado.
De acordo com o colunista Ricardo Feltrin, do F5, a média anual da Globo em 2011 é a menor desde que o Ibope começou a aferir a audiência dos canais.
As manhãs seguem como a grande dificuldade da emissora carioca. Na faixa matutina (6h - 12h), a Globo perdeu 7% de seu público, quando comparado com 2010. À noite (18h - 0h), impulsionada por "Fina Estampa", obteve crescimento de 2% no mesmo período.
Chama atenção também o Ibope do canal da família Marinho em dezembro do ano passado, o pior mês da história da rede na Grande São Paulo. A Globo fechou o último mês de 2011 com 15.47% de média, ante 15.5 de abril e outubro, até então os piores meses. Em comparação com dezembro de 2010 (16.6), constata-se uma queda de 7%.
Audiência em queda, receita publicitária em alta:

Em 2007, a emissora teve 20.3 pontos de média nacional no Ibope, e sua receita foi de R$ 6.7 bilhões. Até novembro de 2011, registrou 17.8 pontos, mas o saldo deve fechar em quase R$ 11 bilhões (cada ponto no PNT equivale a 185 mil domicílios).
Em contrapartida, as Organizações Globo fecharam 2011 com cerca de 85% dos 63% investidos pelo mercado publicitário em TV aberta. É a maior fatia dos últimos anos, apesar da disseminação de outras mídias (vídeo game, DVD, internet e TV Paga).
Confira a média anual da Globo na Grande São Paulo:
2001 - 19.2
2004 - 21.7
2006 - 21.4
2010 - 16.5
2011 - 16.3
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