
Dora Câmara, diretora comercial do Ibope, disse em entrevista ao jornalista Ricardo Feltrin, do UOL, que os dados sobre a audiência da TV brasileira são superconsistentes e que o mercado sabe disso. Segunda Dora, o setor não tem dinheiro ou espaço para manter uma segunda empresa fazendo a mesma medição.
A entrevista vem à tona após notícias sobre a chegada da Nielsen ao Brasil, instituto que em dezembro último chegou a se apresentar às TVs. Se todas as emissoras aceitassem, o serviço poderia ser inaugurado em julho. No entanto, a Globo não mostrou interesse.
“Eu acho que a Nielsen é um baita instituto, tem profissionais ótimos, mas a verdade é que, se eles fizerem uma pesquisa com todo cuidado possível, com toda tecnologia e pessoal necessários, sabe o que vão encontrar: os mesmos resultados que o Ibope tem hoje. Não há nenhum país do mundo com duas medições, acho que seria algo inédito e custoso”, disse.
Câmara disse ainda compreender a mobilização de outras emissoras, como Record e SBT, pela entrada de um segundo instituto no mercado local: “Quem não está em primeiro lugar (em audiência) sempre vai tentar criar ou desejar uma segunda opção. Se a pesquisa da Nielsen ou de qualquer outra empresa de porte for feita com seriedade, com amostras balanceadas, eu acho que é inevitável que cheguem ao mesmo resultado que nós”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário