quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Diretora do Ibope diz que as emissoras não precisam de um novo instituto


Dora Câmara, diretora comercial do Ibope, disse em entrevista ao jornalista Ricardo Feltrin, do UOL, que os dados sobre a audiência da TV brasileira são superconsistentes e que o mercado sabe disso. Segunda Dora, o setor não tem dinheiro ou espaço para manter uma segunda empresa fazendo a mesma medição.
A entrevista vem à tona após notícias sobre a chegada da Nielsen ao Brasil, instituto que em dezembro último chegou a se apresentar às TVs. Se todas as emissoras aceitassem, o serviço poderia ser inaugurado em julho. No entanto, a Globo não mostrou interesse.
“Eu acho que a Nielsen é um baita instituto, tem profissionais ótimos, mas a verdade é que, se eles fizerem uma pesquisa com todo cuidado possível, com toda tecnologia e pessoal necessários, sabe o que vão encontrar: os mesmos resultados que o Ibope tem hoje. Não há nenhum país do mundo com duas medições, acho que seria algo inédito e custoso”, disse.
Câmara disse ainda compreender a mobilização de outras emissoras, como Record e SBT, pela entrada de um segundo instituto no mercado local: “Quem não está em primeiro lugar (em audiência) sempre vai tentar criar ou desejar uma segunda opção. Se a pesquisa da Nielsen ou de qualquer outra empresa de porte for feita com seriedade, com amostras balanceadas, eu acho que é inevitável que cheguem ao mesmo resultado que nós”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário